Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Notícias


Parque da Ponte - Um Museu a Céu Aberto

Diário do Património




"Diário do Minho" 05/08/2012


Um dos objetivos da JovemCoop ao promover "O Nosso Património", é sensibilizar os jovens participantes a aprender, de forma divertida, algo mais sobre a história da nossa cidade e incutir noções de responsabilidade civil e de cidadania, amando e preservando o legado histórico comum a todos os bracarenses.

Porque o Parque da Ponte tem sido um tema atual, e porque o texto que recebemos da nossa jovem participante revela-nos que este local deve ser mais valorizado e melhor aproveitado pelos bracarenses, gostaríamos de partilhar esta reflexão com os nossos leitores.

Acreditamos que o texto da Tânia Freitas ganha maior valor por ter sido realizado ainda numa fase inicial da atividade, cumprindo desde logo um objetivo de consciencialização e pela tenra idade da participante, dando visibilidade à necessidade dos adultos pensarem na cidade que deixam para as gerações futuras.

O Nosso Património é uma atividade da JovemCoop e da Junta de Freguesia de S.Victor que visa aproximar os jovens da História, dos Monumentos e do Património da cidade de Braga. Durante quatro semanas, os jovens participantes foram ao encontro dos sítios de interesse e perceberam que há muitos locais com História que estão degradados e em vias de ruína.

Perceberam, ainda, que cada local representa um pedacinho da nossa história e tem elementos que o caracterizam. Ao longo desse período de atividade, os jovens foram constituindo um dossier com ideias sobre a recuperação e valorização do património de Braga, mas também foram sensibilizados para a proteção de cada um desses lugares.

No fim de cada dia, um dos participantes fazia o resumo da atividade e o texto era publicado no site da JovemCoop, na rubrica "Diário do Património".

O texto que apresentamos de seguida, redigido por uma participante de 17 anos, reporta-se ao 4º dia de atividade e já aí se percebe como "O Nosso Património" é um gerador de consciências e uma mais valia para a cidadania.


Hoje (05/07/2012) começámos o nosso dia com as "tradicionais" dinâmicas de grupo. As dinâmicas de hoje consistiam em seguir as instruções que os monitores davam e, quem fosse lento a executar essas ordens, saía do jogo.

Quando terminadas as dinâmicas, dividimo‐nos em grupo para receber o material de trabalho e seguimos caminho sem saber ao certo o destino. É sempre muito divertido porque grande parte dos participantes tenta adivinhar o local que vamos visitar.

Hoje fomos conhecer o Parque da Ponte e um pouco da sua história. Ficamos a saber que o Parque que hoje toda a gente conhece inicialmente era uma quinta e mais tarde, com as "modas", foi criado um jardim. Tivemos oportunidade de ver a capela dedicada ao S. João, datada de 1616, de ver a casa de um arcebispo, ver algumas imagens de santos que faziam parte da fachada da igreja do extinto Convento dos Remédios, uma fonte antiga e visitamos o estádio 1º de maio.

Depois dos monitores terem feito a contextualização histórica, todos os elementos os grupos começaram a trabalhar. Os primeiros monumentos a serem inventariados foram os santos da antiga fachada do Convento dos Remédios como, por exemplo, S. Francisco, a Rainha Santa Isabel de Portugal, a Rainha Santa Isabel de Hungria e alguns elementos históricos religiosos. Estes foram fotografados, medidos, descritos, desenhados ao pormenor e com todo o rigor. Em seguida, uns grupos procederam ao inventário da fonte e outros grupos ao estádio 1º de maio.

Regressámos à Junta de S.Victor e demos por terminado mais um dia do nosso património.

Eu gostei muito do dia de hoje porque só com a visita de hoje é que percebi que o Parque da Ponte pode ser considerado "um museu a céu aberto" desde que seja preservado e bem apreciado.


Tânia Freitas"



data: 16-4-2013

voltar