Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Notícias


Cidadania: O Catavento da Capela de Guadalupe

Pedido de Ajuda




"Diário do Minho" 27/03/2013




Pormenor do Catavento de Guadalupe




Catavento Guadalupe caído no chão

No Sábado dia 09, os amigos da Capela de N.ª Sr.ª de Guadalupe depararam-se com uma surpresa desagradável.

As condições climáticas desfavoráveis, traduzidas em chuvas e ventos fortes derrubaram o catavento que se encontrava a encimar o campanário da capela.

Caindo de uma altura considerável, a estrutura de ferro, assente numa peanha de granito, abriu um buraco no solo do parque, deixando a marca de mais um acontecimento que empobrece o património bracarense.

Este catavento, registado e descrito por Eduardo Pires de Oliveira, na obra “Cataventos de Braga”, é constituído por uma haste de ferro, encimado por uma cruz, que apresenta, de um lado, um anjo a segurar, em mão elevada, uma coroa e agarrando, com a outra mão, um ceptro.

Do outro lado do caule, aparece uma espécie de arco (em forma de âncora), cujas extremidades configuram pontas de seta. A ponta mais horizontal, a meio do arco, serve para indicar a direcção do vento. Do arco até à haste de ferro, existem motivos vegetalistas a decorar o catavento.

O pé do catavento, que assenta na peanha, também é decorado por motivos vegetalistas.

Uma vez que na queda o catavento sofreu vários danos, torna-se necessário realizar uma acção de recuperação deste património e voltar a coloca-lo no sítio.

Pedimos aos nossos amigos que, dentro dos seus contactos, nos auxiliem a encontrar alguma empresa de conservação e restauro/ construtor que possa, de forma benemérita, ajudar a Irmandade da Capela de N.ª Sr.ª de Guadalupe a recuperar este elemento patrimonial.

Obrigado!




Imagem da Capela de Guadalupe sem Catavento




Catavento de Guadalupe



data: 27-3-2013

voltar