Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Links


Geira-ViaNova

imagem: logo_geira.jpg http://geira.cm-terrasdebouro.pt



De Bracara Augusta, centro urbano estrategicamente situado, partiam várias estradas, das quais duas dirigiam-se para Asturica, embora com traçados diferentes. A mais antiga, construída no reinado de Augusto, seguia por sul, por Aquae Flaviae (Chaves), cruzando o actual nordeste de Portugal e a província de Zamora.
A outra tinha nome de VIA NOVA e descrevia um trajecto de 215 milhas.

A Geira ou Via Nova, é a via romana mais bem preservada e melhor estudada em Portugal. Terá sido inaugurada por volta do ano 80 d.C. e descrevia um trajecto desde Braga (Bracara Augusta), passava pela actual localidade de Adaúfe, Amares, atravessava Terras de Bouro e seguia em território galego, até chegar a Astorga (Asturica Augusta). Ainda hoje se conservam miliários, pontes, calçadas e outros vestígios arqueológicos.

Através do "Projecto Geira na Serra do Gerês", a Câmara Municipal de Terras de Bouro, juntamente com vários parceiros, pretende que a via romana, enquanto expressão de identidade cultural colectiva e testemunho vivo de um passado longínquo, possa ser fruída não apenas pela comunidade científica, mas também por diferentes e mais amplos grupos de visitantes, incluindo turistas interessados pela História, Património e Cultura da região.
Estão, em curso, várias acções para a recuperação, dinamização e divulgação da Geira.

Contactos:

Câmara Municipal de Terras de Bouro
Largo do Município
4840-100 Terras de Bouro
Tel. 253 350 010
Fax. 253 351 894
E-mail: geral@cm-terrasdebouro.pt
voltar