Tel:253 278 281 Tlm:96 53 56 636 Fax:253 213 958 Email:info@jovemcoop.com

Notícias


Serviço Voluntário Europeu

Programa Juventude

imagem: logo_youth_in_action.gifO Serviço Voluntário Europeu é uma das acções do Programa europeu JUVENTUDE EM ACÇÃO.




O Serviço Voluntário Europeu

é uma acção que permite realizar os objectivos comuns relativos às actividades voluntárias de jovens a nível europeu, adoptados pelo Conselho de Ministros da UE de 15 de Novembro de 2004.

O Serviço Voluntário Europeu é um serviço de «aprendizagem»:
através de experiências não formais de aprendizagem, os jovens voluntários adquirem novas qualificações e competências para o seu desenvolvimento pessoal, educativo e profissional, noutro país.
Os elementos da aprendizagem consistem na definição por mútuo acordo dos resultados esperados e dos processos e métodos da mesma aprendizagem, na certificação das qualificações e competências adquiridas, na participação do voluntário no ciclo de formação do SVE e na prestação continuada de apoio ligado às tarefas do serviço, linguístico e pessoal, incluindo um mecanismo de prevenção e gestão de crises.

A actividade do SVE


O SVE é realizado através de actividades organizadas em parceria entre organizações juridicamente constituídas, que enviam ou acolhem os voluntários. Uma actividade de SVE compõe-se de preparação, actividade voluntária e acompanhamento. O voluntário desenvolve a actividade voluntária num país diferente daquele onde reside. A actividade não é remunerada, não tem fins lucrativos e é desempenhada a tempo inteiro, durante um período determinado (12 meses, no máximo). A actividade é em benefício da comunidade.

Uma actividade de SVE pode ser desenvolvida em áreas muito variadas: cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, protecção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc. Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.).

A actividade tem de representar uma clara mais-valia europeia ou internacional. Tem de incluir igualmente contactos com a comunidade local.


QUERES SABER MAIS? Clica aqui.


data: 25-3-2008

voltar